Skip to content

Rosani Vieira

PSICÓLOGA
PEDAGOGA
PSICOPEDAGOGA
PSICANALISTA

Profissional experiente com 40 anos de atendimento clínico individual e em grupo.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

1978. Formação em Auxiliar de Enermagem Pediátrico, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

1983.Graduação em Pedgogia, Fundação Educacional de Santa Catarina – FESC

1986. Pós-graduação em Dificuldades de Aprendizagem, Fundação Educacional de Santa Catarina / Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina

2002. Graduação em Psicologia, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

2006. Formação em Psicanálise, Maiêutica Florinaópolis Instituição de Psicanalítica

0 +
Cursos
0
Encontros, Seminários e Simpósios
0 +
Workshops e Palestras
quote
O Projeto Rondon foi uma participação bastante expressiva e boa, em que pudemos desenvolver um trabalho de educação avançada no campus de Itaituba, no Pará. Convivemos com uma comunidade que estava muito acometida por malária. Tinham instalações precárias para as aulas, mas organizamos um mutirão e sensibilizamos a comunidade para poder ajudar a escola. Fizemos campanhas educativas, recreações, festividades, e estimulamos bastante a comunicação. Foi uma experiência rica, e ainda tivemos a oportunidade de conhecer a Transamazônica e algumas tribos indígenas
PROJETO RONDON
1982
quote
Criamos um projeto para discutir mediação Psicológica na Vara da Família. O processo iniciava com o assistente social que ltrava a demanda e encaminhava um homem, uma mulher ou o casal para passar pela análise da equipe de Psicólogos. Nesta triagem surgiam questões de separação, de guarda, de violência doméstica e distinguíamos o que congurada ou não a violência psicológica e abusos de toda ordem. A equipe fazia a escuta e encaminhamento para fazer a redução dos danos possíveis e, em casos mais graves, era indicado atendimento psicológico clínico individualizado.
PSICOLOGIA JURÍDICA
2005
quote
A experiência no hospital foi muito rica e iniciou durante curso técnico de auxiliar de enfermagem pelo SENAC. O trabalho era acompanhar crianças subnutridas. Além da subnutrição outras questões importantes eram identicadas, como maus tratos, casos de sarna, ferimentos pelo corpo. À medida que o tratamento ia avançando, as feridas iam cicatrizando, pegávamos as crianças no colo e percebíamos uma luz brilhar. E as crianças iam se fortalecendo e saiam daquele quadro grave. Além do trabalho de enfermaria acompanhávamos de perto a psicopedagoga. As crianças internadas tinham aulas, atividades pedagógicas e recreação. Na recreação conseguimos nos voluntariar e participar do trabalho pedagógico desenvolvido dentro da unidade.
HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO
1982 - 2002
A orientação prossional foi realizada no Colégio Energia, nas unidades Centro e Palhoça. Em cada grupo foi desenvolvido um trabalho diferente, devido as características dos participantes. No grupo do Centro, participantes com maior poder aquisitivo e que apenas estudavam, acabavam sendo mais impacientes, queriam uma denição logo e normalmente lidavam com três questões: social, familiar e desejo. Já o grupo de Palhoça, composto por participantes de menor poder aquisitivo, e boa parte deles já trabalhava, tinham um pouco mais de liberdade de escolha, sabiam mais o que queriam e tinha um pé um pouco mais na realidade por causa da experiencia laboral.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
2005

PALESTRAS

Relacionamentos Saudáveis: ciclo de palestras com temas de imersão que proporcionavam a reflexão sobre o trabalho e o papel de cada colaborador neste ambiente.

about-team1

AUTOESTIMA

CANTO

O canto utilizado como mecanismo de integração, inclusão e respeito entre os vários públicos que habitam o ambiente legislativo.

about-team2

PRODUTIVIDADE

about-team3

AUTOCONFIANÇA

Transformação de Resíduos em Arte Contemporânea: Ofícinas de reciclagem que eram acompanhadas de palestras que
demonstravam a importância da reciclagem tanto externa, quanto interna para uma convivência sadia no trabalho.

OFICINAS

about-team4

REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO